quinta-feira, 7 de julho de 2011

Cardápio da semana 2



Oi pessoal, vim aqui hoje porque tenho notado uma grande quantidade de comentários em um post que eu fiz quando ainda estava gravida do meu primeiro filho. Todos perguntam muito sobre o tal cardápio da semana... Bem da época em que eu escrevi o primeiro cardápio da semana ate hoje muita coisa mudou. Antes eu estava gravida agora tenho dois "bebes", e posso dizer que e bem diferente. Mas nesse dois anos de experiência aprendi muita coisa nova e espero aprender muito mais porque não e nada fácil. Como tenho algumas dicas e receitas vou dividir este post em algumas partes e qualquer duvida ou sugestão e só deixar um comentário que assim que puder eu respondo com prazer.

Bom pra quem mora sozinho, ou e casado e um pouco mais fácil conseguir organizar uma rotina, em uma ou duas pessoas, você pode pensar no que você quer comer durante a semana, ai é fazer uma lista do seu cardápio dos ingredientes que você vai precisar e ir no mercado uma vez na semana e comprar o que você vai usar.
Feitas as compras é hora de organizar o que você comprou.
Separe as carnes nas porções que você vai consumir, tem gente que tempera tem gente que não. Eu não tempero porque tempo pra temperar na hora eu tenho mas se você não tiver pode separar temperar colocar em um saquinho pra freezer e congelar. Dai e só colocar na geladeira antes de ir trabalhar e usar na hora do almoço. Quem tem microondas (o meu foi minha salvação) pode descongelar na hora rapidinho.
O arroz e uma coisa meio pessoal. Meu marido odeia arroz requentado, eu já não me importo muito. Se você e do tipo que não faz questão de arroz da hora, pode cozinhar uma panelona de uma vez só, separar as porções já cozidas em potinhos e guardar na geladeira por uns três dias ou no freezer por uma semana. Na hora de descongelar e a mesma coisa da carne, ou no microondas, ou e só tirar e colocar na geladeira antes de ir trabalhar e esquentar na hora do almoço/jantar.
O feijão e cozido de uma só vez, sem tempero, separado em potinhos e congelado.Pra descongelas e a mesma coisa da carne.
Macarrão e uma coisa que eu não aprendi ainda a congelar, nem sei se pode ou não mas prefiro não arriscar. Prefiro fazer um molho de tomate com carne moída ou frango desfiado separar nos potinhos congelar e fazer o macarrão na hora.
As saladas de folhas você pode lavar todas deixando de molho por meia hora em uma solução de 1l de agua e uma colher de sopa de vinagre depois e só secar as folha e guardar em um pote com tampa na geladeira e usar na hora. Nessas lojas de cacarecos tem um secador de saladas aqui custa 28,00 mas vale a pena.
Cenoura e beterraba eu cozinho uma vez por semana, separo nos potinhos já cozidas e deixo na geladeira mesmo.
Puré de batatas faço uma vez também separo e congelo, e descongelo na hora.

Bem isso e o basicão.
Masssssss, como eu já disse tenho dois "bebes" que já comem, então complica um pouco.
Uma coisa muito legal que eu aprendi a fazer foi o tal do congelar. Falo que da pra congelar eu congelo.
Uma vez por mês tiro um sábado a tarde que é quando meu marido esta em casa e faço tudo isso. Faço pão de queijo de bolinha e congelo em porções, pro café da manha ou da tarde pras crianças.
Compro aquelas marmitinhas quadradas e faço umas quatro lasanha de uma só vez, congelo e dai no almoço e só colocar no forno.
Faço lanche pro marido, que adora comida gordurosa. Pego pão de hamburguer frito um hamburguer bacon e calabreza, monto o sanduba com queijo embalo com filme plástico e congelo depois e só por no microondas.
Bem essas são apenas algumas das dicas. No próximo post coloco mais dicas de frutas, papinhas de bebe e mais carnes e guloseimas.

Bjos.

*As fotos foram retiradas do google imagens.

Um comentário:

Daiana Neiva disse...

Menina adorei seu blog,suas dicas são de mais!! adorei seu blog já to seguindo,me viste também quando puder vou adorar sua visitinha no meu cantinho!!
beijos
http://nana-coisasdemulher.blogspot.com/