sexta-feira, 26 de junho de 2009

Cardapio da Semana


Ola meninasssss....

Bem, como novata em cozinha que sou, as vezes tenho dificuldades para fazer o almoço nosso de cada dia. Lá em casa sou eu e o maridão, e o baby que chega em Agosto.... E eu particularmente acho meio sem graça cozinhas pra duas pessoas, o que dificulta ainda mais pra mim é que eu trabalho o dia inteiro (por enquanto rsrsrsr), então tenho pouquíssimo tempo para chegar em casa escolher o que vou fazer ( coisa rápida) preparar e almoçar.
Graças a Deus tenho amigas maravilhosas (poucas mas verdadeiras), e me dão dicas de como agilizar as coisinhas do dia a dia. Dicas que quero dividir com vocês e que espero que possam ajudá-las assim como tem me ajudado....
Uma dessas dicas é montar um cardápio semanal básico, quem trabalha o dia todo e chega correndo tentando fazer um milagre na cozinha na hora do almoço sabe do que estou falando...Não adianta tentar fazer comidas elaboradas em 5 minutos, dia a dia é básico mas nem por isso não pode ser gostoso.

Primeiro você monta um cardápio básico com o que as pessoas da sua casa mais gostam e pode variar toda semana (acredite existe essa possibilidade)....

O meu lá de casa ficou assim essa semana;

  • Segunda: Arroz com legumes e queijo ralado (Arroz de forno), salada (pra mim não pode faltar, aqui escolhi salada de alface e rúcula), e carne de panela com molho vermelho.

  • Terça: Arroz branco, feijão preto, bife a milanesa, batata assada e saladinha de tomate e pepino

  • Quarta: Arroz branco, caldo de feijão (feijão batido no liquidificador) polenta no forno com queijo molho vermelho e almôndegas e salada de alface e tomate

  • Quinta: Arroz branco, salada de alface cenoura e beterraba, carne moída com quiabo, tutu de feijão e couve

  • Sexta: Arroz branco, strogonoff de frango com batata palha, omelete de legumes e salada de alface com tomate

  • Sábado: Arroz branco, bife a parmegiana, salada de alface e tomate e batata frita

  • Domingo: FOLGA


Lá em casa faço o seguinte pra agilizar:

  1. Cozinho o feijão uma vez por semana separo em potinhos a porção que consumimos em uma refeição e congelo, ai durante a semana tiro a porção que vou fazer antes de ir trabalhar...
  2. Alguns legumes podem ser cozidos e guardados em potinhos na geladeira como beterraba cenoura... Cozinhe uma vez na semana e reserve...
  3. Folhas como alface, couve, etc podem ser lavadas, e após bem secas guardadas em potes tampados...
  4. As carnes podem ser compradas uma vez por semana para o cardápio da semana, quando chegar em casa separe as porções e embrulhe em filme plástico ou em embalagem que possa ser congelada, ai é só descongelas a porção do dia.

Bem essas são algumas das dicas que eu recebi e que me ajudam muito a conseguir fazer um almoço rápido, fácil e gostoso...
Espero que vocês gostem...

23 comentários:

sheilafau disse...

Obrigada pelas dicas , dicas preciosas estas!!!

Eduardo disse...

smo.

dsm_machado disse...

oi, adorei a sugestão de cardápios. Você tem como mandar as receitas também?
um beijo
Daniela

ALÊ CASTRO disse...

Menina adoreiii seu blog , e adorei as dicas , muitoo legal!!!

Legalmente Noiva disse...

Oi amiga mto obrigada pelas dicas vou casar em 17 dias e estava louca com o tal cardápio semanal... Adorei as dicas finais tb... Bjooosss

Luciana disse...

Amei as suas dicas, gostaria de receber as receitas, tem como??
Beijosss

Bruna disse...

Ola querida, acabei de conhecer o seu espaço, e amei suas dicas, eu ainda nao estou casada, ate o fim do ano eu resolvo essa situa~çao, mais eu ja tenho um baby de 8 meses, e o meu namorido esta morando comigo na casa dos meus pais.

O nosso problema é o jantar, pois o meu "marido" trabalha o dia todo, entao a unica refeiçao que podemos fazer juntos é o jantar....e por causa do bebe eu fico completamnte sem tempo e sem noçao do que preparar, e quando achei suas dicas, menina, vc salvou minha vida...

Obrigada querida, adorei as dicas...

Virei seguidora... :-)

QUELY disse...

Amei suas dicas, me casei em abril por isso ainda estou em fase de adaptacao ao espaco cozinha. Era realmente dicas simples como estas que eu precisava. Obrigada.

driliss disse...

Menina...adorei!!!!!!!!
Olha que já tenho 3 filhos e vivo sempre com a terrível duvida do que fazer...tão simples e tão criativo!!!!Valeu!!!!!!!!!!

Adrí

Ana Flávia Brandão disse...

Adorei...

LaisGuimaraesSilva disse...

amei as dicas. parabens pelo blog, que tambem virei seguidora. um abraço

regiane disse...

Adorei as dicas, é maravilhoso contar com pessoas q disponibilizam seu tempo nos ajudando. Bjos

Prycila Patrício disse...

adorei suas dicas... gostei do blog. virei seguidora

dani disse...

Tenho dois filhos...eles adoraram o cardapio...sucesso

dani disse...

Tenho dois filhos...eles adoraram o cardapio...sucesso

Eclypsia Design e Comunicação Visual disse...

Olá, me casei há um mês e estava ficando sem opções... + Following, obrigada pelas dicas! ^.^

disse...

Adorei as dicas...com certeza irão facilitar meu dia-a-dia.

disse...

Adorei suas dicas...eles facilitarão meu dia-a-dia.

Márcia disse...

Vejo que não estou sozinha na questão : "O que é que vou fazer hoje para jantar/almoçar?" - e olhe que já tenho mais de 6 anos de janela(só no 2º casamento)!!! Adorei a sugestão de cardápio - vou copiar e enxertar alguns ítens da preferência da galera aqui de casa. Um abração prá você e muito obrigada!!!

Sonia disse...

Querida amei as suas dicas, vou começar fazendo o mesmo e a partir dai quem sabe não surge alguma idéia, valeu mesmo..obrigada.

Sonia disse...

Olá querida, adorei as suas idéias, espero que não tenha problemas de copiar..rs, vou seguir e quem sabe não surge novas idéias..beijos

Lulu disse...

Hahaha amei, uma amiga me convidou para almoçar na casa dela e disse que eu poderia escolher o cardápio fiquei apreenciva em escolher algo que não combinasse, já havia pensado em strogonoff então vou pedir o almoço de sexta :)
Obrihada, dicas ótimas!
Cordialmente,
Luana

etiene disse...

oi adorei as dicas trabalho em uma padaria que vende almoço, mas é poucos pratos 10 do máximo tava precisando dessas dicas valeu